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UESPI-TECH: Comunidade acadêmica de Biologia promove Projeto Guia da Flora do Parque Estadual Serra de Santo Antônio

Esse projeto foi selecionado pela Chamada Interna de Incentivo à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica (UESPI-TECH).

05/04/2024 às 19h20
Por: Nichollas Castro Fonte: Secom Piauí
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Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Comunidade acadêmica do curso de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Campo Maior,  promove o Projeto Guia da Flora do Parque Estadual Serra de Santo Antônio: uma proposta de estímulo ao turismo e conhecimento científico. A iniciativa tem como objetivos elaborar um guia didático das espécies de plantas da Serra de Santo Antônio com detalhes sobre sua morfologia, anatomia e suas adaptações, além de desenvolver estratégias metodológicas ativas que facilitem a aprendizagem de botânica.

O projeto foi selecionado pela Chamada Interna de Incentivo à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica (UESPI-TECH), que contemplou 20 iniciativas com um orçamento individual de até R$ 25 mil. Este, em específico, é coordenado pelos professores Dr. Hermeson Cassiano de Oliveira e Dra. Josiane Silva Araújo e está vinculado ao laboratório de botânica da Universidade Estadual do Piauí, Campus Heróis do Jenipapo e conta com a colaboração de estudantes e professores do curso de Biologia.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Equipe do projeto



De acordo com o coordenador Hermeson Cassiano de Oliveira, o levantamento das espécies de plantas do Parque Estadual Serra de Santo Antônio será fundamental para a compreensão e conservação da biodiversidade local. Para ele, isso ajudará a identificar espécies ameaçadas ou endêmicas, contribuindo para a preservação a longo prazo do ecossistema da região.

“O projeto possibilitará, de maneira geral, ampliar o quadro de informações sobre a flora da Serra de Santo Antônio, uma área com rica biodiversidade no norte do estado do Piauí. Os dados obtidos fornecerão subsídios para o desenvolvimento de iniciativas para ensino de botânica e para o turismo da região", diz Hermeson.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

  
Segundo o coordenador, os guias que serão o produto desta pesquisa, além de publicações científicas, servirão como ferramenta para o ensino de botânica, permitindo que estudantes e professores conheçam as espécies de plantas que ocorrem em seu entorno, valorizando a biodiversidade local e desenvolvendo o pensamento crítico e a percepção ambiental.

  
"Além do contexto didático, o guia ilustrado interativo que será construído no projeto, voltado para o turismo regional, poderá mostrar aos visitantes da região a diversidade e a beleza da flora local, onde os turistas poderão acessar informações sobre as características, utilidades, curiosidades e possíveis ameaças que envolvem as espécies, contribuindo para a educação ambiental e conservação da natureza”.

 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Emenson Kennede Sousa Silva, um dos alunos participantes, relata que os professores já tinham alguns estudantes em mente antes mesmo de iniciar o projeto. Como ele já fazia parte do laboratório de Botânica, passava muito tempo na serra e fotografava bastante as plantas e os animais.


Emerson foi escolhido pela coordenação para fazer parte da análise anatômica e fotografia das amostras. Para ele, a decisão de participar foi motivada pelo reconhecimento da importância do trabalho e pelo desejo de compreender como os trabalhos acadêmicos de maior abrangência são produzidos.
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Trabalho de campo na Serra de Santo Antônio



“Do ponto de vista acadêmico, participar de um projeto dessa escala durante minha formação acadêmica abriu ainda mais meus olhos para a importância da pesquisa científica, já que consigo ver, de perto, muitos professores e pesquisadores trabalhando juntos em coletar, identificar e registrar as espécies da nossa serra. A experiência de trabalhar com vários especialistas em diferentes ramos (Taxonomia, Anatomia, Morfologia) desperta minha vontade de seguir o ramo de pesquisa e um projeto de pesquisa que tenha como protagonista uma área do nosso território mostra também à população a importância de preservar o local e pode diminuir a impercepção botânica de muitos visitantes da região”.

Para Francisco Ernandes Leite Sousa, outro aluno participante, o projeto representa uma oportunidade única de ampliar a divulgação da flora local. “Esta pesquisa é de extrema importância, pois nos proporciona acesso direto ao conhecimento e uma vivência próxima com a flora local. Além de nos permitir conhecer as espécies endêmicas da região. Para mim está sendo uma experiência maravilhosa. Estar em uma equipe tão incrível torna o projeto ainda mais enriquecedor, abrindo diversas oportunidades para todos nós”, finaliza o aluno.

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