Quinta, 26 de Maio de 2022
26°

Pancada de chuva

Parnaíba - PI

Geral Piauí

Seduc participa do Fórum Extraordinário e I Seminário de Educação Infantil da Undime

O evento aconteceu entre os dias 05 e 06 de maio, na cidade de Luís Correia.

06/05/2022 às 15h00
Por: Nichollas Castro Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, participou nos dias 5 e 6 de maio do Fórum Extraordinário e I Seminário de Educação Infantil da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que aconteceu no município de Luís Correia. O evento tem como objetivo oportunizar a socialização de conhecimentos que favoreçam o fortalecimento da gestão municipal de educação para a melhoria da qualidade do ensino público.

 


O evento teve como tema “Desafios e perspectivas da educação municipal na recomposição de aprendizagens”. A parceria e o regime de colaboração do Estado com os municípios é um dos quesitos presentes do evento e isso tem concretude através do Programa PRO-Alfabetização na Idade Certa, que tem sido o principal instrumento de alfabetização no estado para crianças em início da vida escolar.

 


“O fórum reúne mais de 50 municípios do Piauí. São mais de 300 pessoas para tratar de temas como financiamento da educação, ICMS Educação dentre muitas outras temáticas voltadas para que os dirigentes municipais e suas equipes técnicas possam fortalecer a política pública do município. Nesse evento, também, estamos com parceria com a Seduc para fortalecimento do regime de colaboração com a Undime para priorizar as ações educacionais nos municípios a respeito da alfabetização e da educação infantil’, explicou Erica Graziela, presidente da Undime.

O convidado para palestra de abertura do evento, Veveu Arruda, diretor Presidente da Associação Bem Comum, explica que esse é um momento de muita ação para recuperação das aprendizagens visto que os dois últimos anos a pandemia assolou toda a sociedade e prejudicou o processo de ensino nas escolas.

“Estamos saindo da pandemia, que permanece por quase dois anos e sem as salas de aulas funcionarem. Então, neste momento se torna muito relevante e importante a implementação desse programa em que nesse regime de colaboração o estado avalia com os municípios os resultados educacionais, mas também assegure os insumos necessários para que os municípios cumpram suas agendas tão importantes na vida dessas crianças”, explicou o convidado.

Além de apresentar Inciativas como o Canal de Educação e Universidade Aberta do Piauí, a equipe da Seduc ficou à disposição dos stands para tirar dúvidas e apresentar dados positivos que a educação vem colhendo com os constantes investimentos feitos pelo governo estadual.

O secretário explica que os 224 municípios estão pactuados com o governo do estado em prol da alfabetização de crianças. “A Undime tem trabalhado forte para articular todos os municípios piauienses em prol da educação e o governo do estado tem pactuação em vários programas e, em especial, no PRO Alfabetização na Idade Certa”, disse o secretário Ellen gera.

 

PRO ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

O PRO Alfabetização conta com cinco eixos, são eles:

(I) Fortalecimento da Aprendizagem;
(II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar;
(III) Cooperação, articulação e incentivo;
(IV) Comunicação e Engajamento;
(V) Avaliação Externa e Monitoramento.

SAIBA MAIS SOBRE O PRO ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias