Sábado, 23 de Outubro de 2021
29°

Pancada de chuva

Luzilândia - PI

Geral Piauí

Pequenos negócios têm potencial de crescimento na economia digital

No Piauí, a abertura de empresas apresenta crescimento ao ritmo de 53% em 2021.

08/10/2021 às 10h15
Por: Nichollas Castro Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

No Piauí, a abertura de empresas apresenta crescimento ao ritmo de 53% em 2021. Cerca de 82% das 6.247 empresas abertas, neste ano, são microempresas de acordo com levantamento da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), autarquia do governo estadual responsável pelo registro e legalização de negócios no estado.

Segundo com a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, esses novos negócios têm grande potencial de crescimento com as oportunidades da economia digital. “A pandemia da Covid-19 intensificou a digitalização da economia que já vinha acontecendo. Na Jucepi, por exemplo, já era possível abrir uma empresa pela internet. A última novidade é que a pesquisa prévia de viabilidade locacional é dispensada para a empresa que atua exclusivamente de forma digital”, afirma.

Dentre os negócios registrados, a preferência tem sido nos segmentos de comércio e serviços. “São duas áreas que se souberem aproveitar as vantagens das redes sociais e do comércio eletrônico podem crescer bastante. Hoje, é mais barato abrir e manter uma empresa do que alguns anos atrás quando a presença física, numa boa localização no Centro da cidade ou em shopping, era importante”, explica a presidente da Jucepi.

Para aproveitar as oportunidades, os pequenos negócios precisam estar atentos à concorrência que é muito acirrada no comércio eletrônico. “As redes sociais, por exemplo, facilitam a divulgação e possibilitam a venda de mercadorias e serviços com baixo custo. No entanto, é preciso se diferenciar tanto na venda como no pós-venda, ser ágil na entrega da mercadoria e proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente. Para isso, é preciso buscar qualificação e atualização constante porque as redes sociais são dinâmicas, a inovação tecnológica é cada vez mais célere e o risco de ficar para trás é enorme. Afinal, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio”, alerta Alzenir Porto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias