24°C 31°C
Parnaíba, PI
Publicidade

Sesapi inicia segunda etapa para implantação de protocolos de segurança do paciente na Atenção Primária

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou, nesta semana, a segunda etapa do Projeto Integrador na Atenção Primária à Saúde (APS), que visa a...

Nichollas Castro
Por: Nichollas Castro Fonte: Secom Piauí
11/11/2025 às 17h16
Sesapi inicia segunda etapa para implantação de protocolos de segurança do paciente na Atenção Primária
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou, nesta semana, a segunda etapa do Projeto Integrador na Atenção Primária à Saúde (APS), que visa a implantação das ações de Segurança do Paciente no território Vale dos Rios Piauí e Itaueira. A ação está sendo realizada nos municípios de Arraial, Francisco Ayres e Floriano (sede do território), por meio do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica em Segurança do Paciente (NEGESP) e a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), em parceria com o CONASS, PlanificaSUS, Hospital Albert Einstein e Cosems-PI.

Na ocasião, estiveram presentes, membros do núcleo municipal de segurança do paciente, secretários municipais de saúde e técnicos das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é apoiar gestores e profissionais, com foco na avaliação do gerenciamento de risco, orientação sobre a implantação dos protocolos de segurança do paciente e disponibilização de modelos-padrão de protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

“Além disso, estão sendo realizadas ações relativas à saúde do trabalhador, como Treinamento em notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DART) no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN)”, acrescentou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante a programação, a equipe do NEGESP e da Vigilância Sanitária do Estado fizeram uma visita técnica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para avaliar os riscos no ambiente de trabalho e orientar a equipe de saúde sobre a implantação dos procedimentos e protocolos preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este momento envolveu os municípios que participaram da primeira etapa da Implantação da Segurança do Paciente integrada à Saúde do Trabalhador na APS. “Esta é uma etapa muito importante para os avanços da segurança do paciente nos municípios piauienses, sendo imprescindível o engajamento dos gestores, técnicos e usuários da UBS”, destacou Tatiana Chaves.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parnaíba, PI
26°
Tempo limpo
Mín. 24° Máx. 31°
28° Sensação
4.71 km/h Vento
84% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h49 Nascer do sol
17h46 Pôr do sol
Terça
31° 24°
Quarta
30° 23°
Quinta
30° 23°
Sexta
30° 23°
Sábado
30° 23°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,05 -0,13%
Euro
R$ 5,85 +0,08%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 354,648,90 +4,28%
Ibovespa
170,415,13 pts -0.42%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias