
A Companhia Porto Piauí realizou, nesta segunda-feira (13), a primeira reunião do Movimento Elas Lideram, iniciativa do Pacto Global da ONU que mobiliza empresas a ampliar a presença feminina em cargos de liderança e a combater o assédio no ambiente de trabalho.
O encontro foi conduzido pela vice-presidente da Porto Piauí, Maria Cristina Araújo, e reuniu colaboradores de todos os setores, gerentes e diretoria da companhia.
O encontro contou com a participação especial de Jessica Galvão, gerente interina de Qualidade do Porto do Itaqui e técnica de meio ambiente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que participou por videoconferência e falou sobre práticas de inclusão e fortalecimento da presença feminina no setor portuário.

Segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), apenas 17% de todos os postos de trabalho do setor são ocupados por mulheres.
A Porto Piauí assumiu o compromisso de aumentar progressivamente a presença de mulheres nos cargos de alta liderança da companhia. A meta é ter mulheres ocupando 40% dessas posições até o ano de 2030.

As ações do Movimento Elas Lideram seguem nesta terça-feira (14), com a Oficina com Elas – Empoderamento, Liderança, Autonomia e Sororidade, um encontro para o time feminino da companhia e convidadas, com a presença de Laura Aquino, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações Empresariais da Investe Piauí.


