A deputada estadual Janainna Marques (PT) foi destaque na pesquisa espontânea divulgada pelo Instituto GP1 sobre as intenções de voto para a Assembleia Legislativa do Piauí em 2026. Ela aparece como a mulher mais citada no levantamento e ocupa a segunda colocação geral, atrás apenas do deputado Georgiano Neto (MDB), que lidera com 1,08% das menções.
Com forte atuação parlamentar e presença ativa nas pautas de infraestrutura e desenvolvimento regional, Janainna se destaca como a principal figura feminina da pesquisa. Sua presença no topo da lista reforça o potencial de reeleição e o reconhecimento de sua atuação entre os eleitores piauienses.
Além de Janainna e Georgiano Neto, outros parlamentares também se sobressaíram na sondagem:
Rubens Vieira (PT) – 0,75%
Hélio Isaías (PT) – 0,67%
Fábio Novo (PT) – 0,50%
Com 0,42% cada:
Gracinha Mão Santa (Progressistas)
Nerinho (PT)
Marden Menezes (sem partido)
Firmino Paulo (PT)
Rafael Fonteles (PT) – atual governador do estado
Outros nomes mencionados com 0,34% incluem:
João Mádison (MDB), Dr. Hélio (MDB), Marcus Vinicius (PT), Gil Carlos, Ana Paula (MDB) e Flávio Nogueira Júnior (PT).
Com 0,25% das menções aparecem:
Gessivaldo Isaías (Republicanos), Dr. Thales (sem partido), Fábio Xavier (PT), Severo Eulálio (MDB) – presidente da Alepi, Dr. Vinicius (PT), Felipe Sampaio (MDB) e Henrique Pires (MDB).
Apesar da presença de nomes conhecidos, o levantamento revelou que 83,50% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pergunta sobre intenção de voto. Outros 1,58% disseram que votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.
O levantamento mostra um cenário de ampla indefinição, mas com destaque para figuras já conhecidas da política estadual. Janainna Marques se sobressai como a única mulher no topo do ranking e fortalece sua imagem como uma das favoritas para 2026, disputando espaço com nomes consolidados como Georgiano Neto e Rubens Vieira.