Sábado, 19 de Abril de 2025
24°C 30°C
Parnaíba, PI
Publicidade

Piauí tem previsão de chuvas escassas no próximo trimestre e atraso do período chuvoso

o enfraquecimento do La Niña e uma alteração na temperatura do oceano Atlântico, dois indutores para ocorrência de chuvas no Piauí.

Nichollas Castro
Por: Nichollas Castro
28/10/2024 às 22h39 Atualizada em 28/10/2024 às 22h42
Piauí tem previsão de chuvas escassas no próximo trimestre e atraso do período chuvoso

A previsão para os próximos três meses é de chuvas ainda escassas no Piauí, é o que revela o relatório elaborado em conjunto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O estudo ainda aponta para o atraso no início do período chuvoso no estado.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Estado (Sedec-PI), pontuou que esse cenário corresponde à análise de um modelo matemático que considera dois fatores: o enfraquecimento do La Niña e uma alteração na temperatura do oceano Atlântico, dois indutores para ocorrência de chuvas no Piauí.

“O que chama atenção é que esse cenário se assemelha ao do ano passado, mostrando que diante das mudanças climáticas estamos tendo uma migração do processo estacional, ou seja, a estação chuvosa está sendo empurrada mais adiante. Não quer dizer que não vai chover. Vai chover, apenas teremos uma quebra de expectativa anterior”, explicou o especialista. 

Apesar da possibilidade de mudança na atual previsão, Costa ressalta que esses relatórios são importantes para a Sedec, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e outros órgãos de monitoramento reforcem o planejamento de ações emergenciais para intervenção e assistencia das comunidades afetadas pela variabilidade climática no estado.

"Essa previsão colocando abaixo da média, é um alerta que precisamos ajustar as políticas para fazer um atendimento mais preciso, diante de uma possibilidade de agravo, só que reitero que esse é um cenário do momento, é uma predição do modelo matemático, que responde a dois estímulos importantes, o La Niña e a temperatura do oceano Atlântico”, ressaltou o climatologista. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias