Geral Piauí
Em Brasília, governador apresenta estudos do Intermodal do Vale do Parnaíba para órgãos federais
Em reunião com técnicos do Governo Federal, os estudos acerca da viabilidade do projeto foram apresentados e discutidos em busca de acelerar a sua ...
15/04/2024 23h18
Por: Nichollas Castro Fonte: Secom Piauí

O governador Rafael Fonteles se reuniu com representantes de ministérios e da Casa Civil para viabilizar o projeto Integrador Intermodal do Vale do Parnaíba, nesta segunda-feira (15), na sede do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados  (Comsefaz), em Brasília. O projeto, que tem como objetivo facilitar e agilizar o escoamento da produção local por meio dos transportes rodoviário, ferroviário, hidroviário e portuário, tem sido frequentemente discutido com órgãos federais na tentativa de dar celeridade à sua execução.

No total, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 27 milhões em estudos detalhados nas áreas econômica, ambiental e de engenharia, com o objetivo de atestar a viabilidade do projeto. Com a finalização deles, Rafael Fonteles os apresentou, nesta segunda-feira (15), a representantes e técnicos dos ministérios dos Transportes; dos Portos e Aeroportos; Integração e Desenvolvimento Regional; Casa Civil; além de agências nacionais de transporte terrestre e hidroviário.

Durante o encontro, o governador disse tratar-se do principal projeto de infraestrutura do Piauí. “É um projeto que irá permitir que o transporte de cargas e mercadorias, tanto as importadas quanto exportadas, aconteça dentro do nosso território. Isso irá representar mais riquezas e oportunidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor em suas redes sociais.

Continua após a publicidade

O projeto engloba a hidrovia do Rio Parnaíba, por onde serão transportados os grãos produzidos no Cerrado piauiense até o Porto de Luís Correia; a ferrovia do norte do estado, levando ferro de qualidade também ao porto; além da integração com os modais rodoviários. “É por isso que chamamos o projeto de Integrador Intermodal, por conjugar vários meios de transporte. É um momento muito especial, em que estamos discutindo com os nossos técnicos e os do Governo Federal todos os detalhes para que tenhamos o melhor modelo possível para a execução deste projeto que será transformador para a economia do Piauí”, ressaltou.

Rafael Fonteles destacou, ainda, a importância dos estudos minuciosos que foram realizados acerca do projeto. “Estudos completos facilitam o trabalho dos órgãos federais na hora de deferir suas autorizações, licenciamentos e eventuais recursos. Fizemos o trabalho de casa e temos ouvido testemunhos positivos dos técnicos do Governo Federal, por isso estamos confiantes de que esse projeto irá se tornar realidade nos próximos meses, com as contratações, e nos próximos anos, já com a sua execução”, finalizou o governador.