Justiça Piauí
Diretoria de Primeiro Atendimento Cível da Defensoria Pública registra mais de 19 mil serviços em 2023
Primeiro Atendimento Cível funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no edifício-sede da Instituição, em Teresina.
11/01/2024 16h59
Por: Nichollas Castro Fonte: Secom Piauí

A Diretoria de Primeiro Atendimento Cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou um total de 19.548 atendimentos durante o ano de 2023. Os dados, que superam em 1 mil atendimentos o ano de 2022,  constam no Relatório Estatístico apresentado pela Diretoria e são relativos à iniciais, retorno e apoio.

Conhecido como a porta de entrada da Defensoria Pública, o Primeiro Atendimento Cível funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no edifício-sede da Instituição, em Teresina, atendendo a demandas sobre alimentos, divórcio, guarda, investigação de paternidade, reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva, interdição, suprimento de óbito, inventário, inventário negativo, retificações administrativas, alvará e usucapião.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Continua após a publicidade

A diretora de Primeiro Atendimento Cível da Defensoria Pública, defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, comemora os resultados alcançados. “Avaliamos esses resultados como bastante satisfatórios. É importante constatar o crescimento obtido, com  1 mil atendimentos a mais que os registrados no ano de 2022, que somaram 18.587, o que demonstra que estamos conseguindo abranger uma parcela cada vez maior da população que se constitui em nosso público-alvo, e que nos procura por ter na Defensoria o único apoio para a solução de questões que são essenciais em suas vidas", afirma a defensora.  

Patrícia Ferreira salienta ainda que a equipe está cada vez mais capacitada e pronta para prestar informações e atendimento qualificado a quem procura os serviços da DPE, assim como que inúmeras ações são viabilizadas com a solicitação feita por esta Diretoria a outros órgãos, objetivando angariar os documentos indispensáveis à propositura da ação, dos quais o assistido ou a assistida  geralmente não possui, nem tem meios de conseguir sem a ajuda da Defensoria. "Em 2024 continuaremos de portas abertas para acolher com presteza as demandas da população”, destaca.

A  Diretoria de Primeiro Atendimento Cível está instalada no edifício-sede da Defensoria Pública, na rua Nogueira Tapety, 138, bairro noivos, em Teresina.

Foto: Reprodução/Secom Piauí